segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Artigos publicados sobre o assunto

Você tem medo de dirigir?
Fonte: Mais Você
Publicado em: 19/10/2009

Existem meios de perder o medo de dirigir. Vamos conhecê-los?
Muita gente tem medo de dirigir.
Quem passa por isso, passa mal só de entrar em um carro, sente enjôo e tremores nas pernas, a boca fica seca, o coração dispara, ocorre uma transpiração excessiva...

O medo é um mecanismo de proteção. Quando nos defrontamos com o perigo, seja ele de qualquer natureza, o corpo se arma para enfrentar "o inimigo". Uma "sirene" toca dentro de nós, a adrenalina é liberada, os pêlos ficam eriçados. É o corpo se orquestrando para se defender.

Mas e quando o medo vira um exagero e passa a limitar a vida?
Aí é hora de procurar ajuda especializada.
Para quem quer enfrentar o medo de dirigir, aqui estão algumas recomendações:
• Assuma o sentimento, não sinta vergonha do medo de dirigir, pois este é um problema muito comum que não é impossível de se resolver;
• Sinta-se motivado a dirigir; enfrente o problema do medo para tentar resolvê-lo;
• Nunca desista;
• Não veja o carro como algo estranho a você.
Vença o medo de dirigir
Neuza Corassa

Segundo a psicóloga Neuza Corassa, o medo do volante é o mais comum. Após a trajetória de acidentes com avião durante o ano passado, o pânico de voar foi a segunda razão para as pessoas procurarem o seu consultório. Veja algumas dicas para enfrentar o volante:
  1. Procure trabalhar sua respiração. O ansioso respira muito rápido e “curto” - apenas com o tórax e não da forma correta envolvendo também o abdômen. De boca fechada, inspire lentamente pelo nariz e vá sentindo o ar chegar até os seus pulmões. Depois expire devagar pela boca.
  2. Faça algum tipo de atividade física ou relaxamento muscular, para produzir endorfinas que irão neutralizar a química da ansiedade noradrenalina.
  3. Inicie uma aproximação com o carro dentro da garagem. Entre, ajuste o banco, sinta o espaço interno, ligue e desligue o carro.
  4. Ainda dentro da garagem, ligue o carro e faça pequenos movimentos para frente e para trás.
  5. De voltas no quarteirão em horários sem movimento. Procure ruas tranqüilas e que não tenham crianças.
  6. No começo, escolha um ou dois trajetos. Isto evitará ansiedade.
  7. Marque em sua agenda, pelo menos duas vezes por semana para praticar o exercício de dirigir. Esta prática deve ser considerada como uma tarefa do dia-a-dia. O hábito diário fará você adquirir confiança.
  8. Quando se sentir confiante, inicie trajetos maiores ou que tenham subidas e uma maior quantidade de veículos.
  9. Não se assuste com os sintomas da ansiedade que se manifestarão no seu corpo: tremedeira, taquicardia, transpiração. Elas tenderão a diminuir.
  10. Dirija inicialmente para você. Não tente provar nada para os outros. Isto diminuirá as expectativas sobre você e baixará a ansiedade.

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário!
Adriana Carvalho dos Santos.

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial